Sustentabilidade

A experiência mais profunda e afetiva para o qual o Maitei se dedica é a valorização da cultura e das tradições da vila, além apoiar associações de desenvolvimento comunitário, e promover a conservação ambiental.

Para uma arquitetura de baixo impacto no Meio Ambiente, o hotel utilizou grande parte da matéria-prima nativa em suas construções, como a madeira, o bambu, a tela de dendê e a mão de obra local.

O Maitei ainda apoia os programas sociais promovidos pelo Rotary, pela Associação Anjos D´Ajuda e da Associação Filhos do Céu com o intuito de minimizar os impactos negativos da falta de assistência na região, além de priorizar o consumo das mãos dos pequenos agricultores orgânicos da região.

Além disso, sustentabilidade, comunidade local e produtos orgânicos não são puros conceitos para o Maitei. Representam, sim, um estilo de vida. Por isso, encontramos como parceiro, "Tapioca da Villa".

Localizada no vilarejo de Vale Verde (a 30 km de Arraial d’Ajuda), esta cooperativa reúne vizinhos que produzem farinha de mandioca e derivados. Além dos moradores do vilarejo, os produtores, também contam com as colônias ao redor do povoado, que mantêm a plantação da mandioca utilizada na produção da farinha e da tapioca, que vem da goma, um ingrediente secundário, assim como outros produtos, como beiju e polvilho (doce e azedo), por exemplo. Pelo fato de não utilizarem conservantes, todos os insumos são fabricados e embalados a vácuo para evitar a proliferação de micro-organismos que venham diminuir a vida útil do produto. Esta cooperativa significa, ainda, um aporte extremamente valioso para a comunidade, pois gera emprego para o trabalhador rural local e impulsiona a manufatura, além de distribuir um produto orgânico e saudável.

Práticas, assim, se repetem em todo Grupo Maitei com mudanças pontuais e gradativas, sempre visando ações ecologicamente corretas.